Dicas de Viagem
Ônibus: O sistema de transporte público de Teresina é integrado e você pode usar um único bilhete para percorrer a cidade.
Carro: Você pode alugar um carro para passear pela cidade.
Táxi: Uma das maneiras de se deslocar pela cidade é de táxi.
Uber: A capital do Piauí também conta com o Uber
Pontos Turísticos
Mirante da Ponte Estaiada
Construída em comemoração ao 150 anos de Teresina, a Ponte sobre o rio Poti tem um mirante a 95 metros de altura que pode ser acessado por dois elevadores. O local permite que você tenha visão panorâmica da cidade em 360 graus. Você pode também fazer uma caminhada pela trilha que fica embaixo da Ponte ou andar de bicicleta pela ciclovia.
Igreja de São Benedito
Apresenta arquitetura similar às igrejas italianas. Tem torres em forma de pirâmide que chegam a 40m e uma estátua do padroeiro (São Benedito) na fachada. No local também está o convento de mesmo nome. Fundadas em 1874, as instalações foram completadas 12 anos mais tarde, em 3 de junho de 1886, data escolhida por representar no calendário religioso a ascensão de Jesus Cristo. A Igreja tem portas principais em jacarandá e cedro com motivos florais.
Igreja Nossa Senhora do Amparo
É a mais antiga igreja da capital, construída antes mesmo de Teresina. Ao redor das paredes foram construídas as primeiras casas da cidade. Nossa Senhora do Amparo é a padroeira da cidade.
Museu do Piauí
Fundado em 1934, surgiu a partir de uma seção do Arquivo Público. Em 1980, passou a abrigar o acervo na sede atual, na Praça Marechal Deodoro. O local chama atenção pela beleza de sua estrutura, com traços neoclássicos. São 15 belas salas abertas para visitação e um acervo de cerca de sete mil peças, com destaque para a coleção de objetos que contam a história da imprensa, coleção de moedas, fósseis, artefatos pré-históricos, mobiliário e quadros do século XIX. Em 1992, o museu foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e rebatizado como Casa de Odilon Nunes, em homenagem ao historiador nascido no Piauí.
Polo Cerâmico
O Polo Cerâmico de Teresina fica no bairro de Poti Velho e oferece boas opções para os interessados em conhecer a produção artesanal da cidade. Inaugurado em 2006 e muito frequentado pela população teresinense e por turistas, tem 23 lojas que comercializam peças diversificadas. São vasos, jarros, esculturas, aparelhos de jantar e joias feitas a partir da cerâmica e vendidas para diversas partes do país e do mundo. Lá você pode também observar o dia a dia de trabalho dos artesãos e acompanhar a preparação das peças e o acabamento final. O local é conhecido por ter produtos de qualidade com preços acessíveis.
Parque Zoobotânico
Com quase 30 anos, tem grande variedade de répteis. Além do rio que passa ao lado, e da presença de três lagos, a fauna e a flora do parque são ricas e favoráveis à criação e reprodução desses animais.
Parque Ambiental Encontro dos Rios
É um dos atrativos mais visitados de Teresina. Localizado na zona norte, é lá onde os rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade, se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuia. É possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local no Restaurante Flutuante.