Pontos Turísticos
Mercado Municipal
Inaugurado em 1933, no centro histórico, o Mercado Municipal oferece aos visitantes cerca de 300 estandes que vendem produtos como carnes, laticínios, peixes, frutas, cafés e pães. Amantes da gastronomia e turistas de todo o mundo transitam por ali em busca de ingredientes frescos e especiais. Há também quem vá lá só para se deliciar nos famosos bares e lanchonetes ou degustar frutas frescas. O mezanino é famoso pelos deliciosos pastéis de bacalhau e caprichados sanduíches de mortadela.
Arena Corinthians
A Arena Corinthians, também conhecida como Itaquerão, fica na zona leste de São Paulo. O estádio de futebol foi construído para a Copa do Mundo da FIFA 2014 e tem capacidade para 48 mil torcedores. Com 89 camarotes, 59 lojas, 15 elevadores, 2.700 vagas de estacionamento, dois restaurantes, um auditório e dois sports bar, a arena tem um projeto arquitetônico ousado. O estádio tem programa de visitação.
Igreja da Sé
A Catedral Metropolitana, mais conhecida como Igreja da Sé, é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, em função de seu estilo arquitetônico neogótico e à sua magnitude. São 111m de comprimento, 46m de largura, duas torres frontais de 97m compostas por 92 sinos. Seu interior tem capacidade para 8 mil pessoas e é repleto de obras de arte sacra e magníficos vitrais. As escadas e colunas são de granito e o piso, de mármore. A Igreja tem, ainda, o maior órgão da América do Sul, com cinco teclados e 12 mil tubos.
Feira de Embu das Artes
Realizada desde 1969, ocupa as ruas do centro histórico com artistas que expõem e vendem produtos variados, como porcelanas, esculturas, pinturas, cestarias, rendas, bijuterias, instrumentos e objetos decorativos. No local, ocorre também a Feira do Verde, na qual são vendidas plantas e flores ornamentais.
Memorial da América Latina
Foi construído em 1989 para aproximar os países latino-americanos. O responsável pelo projeto foi Oscar Niemeyer, arquiteto influente da arte moderna. Inicialmente, foi erguido um prédio com livros e materiais audiovisuais que contavam a história dos países latinos. Nos anos seguintes, outros espaços foram agregados. Um dos destaques é o Painel Tiradentes, a mais importante obra de Candido Portinari. O enorme quadro tem 18 metros de comprimento e três metros de altura. Nas salas do memorial estão expostas quase quatro mil peças típicas do folclore, religião e cultura do Brasil e países vizinhos. Do lado de fora, a Praça Cívica foi projetada para 40 mil pessoas e é ligada à Praça das Sombras, com 160 palmeiras.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio foi erguido com vista para o centro da cidade e para a Serra da Cantareira. Assim surgiu a estrutura suspensa, apoiada por quatro colunas com um vão livre de 74m, aberto como uma praça, para uso dos cidadãos. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003, reúne o maior conjunto de arte europeia da América Latina. O acervo tem obras de Turner, Degas, Modigliani, Botticelli, Van Gogh, Picasso, Ernst, Chagall, Dalí, entre outros. Um de seus ícones é o quadro Rosa e Azul, de Renoir.
Museu do Futebol
Inaugurado em 2008, foi criado para, essencialmente, celebrar o esporte que é a paixão dos brasileiros. Fica no estádio do Pacaembu, um dos mais conhecidos de São Paulo, e encanta até quem não é fã dos gramados. Instalado numa área de 6.900 m², o museu proporciona incríveis experiências audiovisuais. Ali, a história do futebol é mostrada em 18 salas temáticas por meio de 1.500 fotografias, cinco horas de vídeos e outros materiais.
Parque da Independência
O Parque da Independência, em São Paulo, preserva o lugar onde foi declarada a independência do Brasil, por D.Pedro I, em 7 de setembro de 1822. A principal atração é o Museu do Ipiranga – ou Museu Paulista. Fechado para reforma, o local tem acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Graças aos seus extensos jardins e belas fontes, o parque é ótimo lugar para passear e praticar atividades ao ar livre, como corrida e caminhada.
Parque do Ibirapuera
Inaugurado em 1954, durante a comemoração dos 400 anos de São Paulo, o Parque Ibirapuera tem 1,6 milhão de m² e conta com quadras poliesportivas, bicicletário, restaurante e vários outros espaços. Eleito um dos dez melhores parques urbanos do mundo pelo “The Guardian”, o Ibirapuera atrai esportistas, que aproveitam a pista de cooper, os campos de futebol e os aparelhos de ginástica, e também encanta os que vão em busca de cultura. Ali dentro funcionam o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão Japonês e outras estruturas.
Pinacoteca do Estado
Instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade e foi inaugurado em 1905. Sua coleção conta com 9 mil itens, entre acervo artístico, bibliográfico e arquivístico. A Pinacoteca exibe obras como São Paulo, de Tarsila do Amaral, e Mestiço, de Candido Portinari. Nos últimos anos, recebeu importantes exposições, como a de Ron Mueck, visitada por 402 mil pessoas. Tombado como patrimônio histórico, o Parque da Luz é o jardim do museu e exibe cerca de 50 esculturas de artistas contemporâneos, como Victor Brecheret, Lasar Segall e Amílcar de Castro.