Pontos Turísticos
Catedral
A Catedral Metropolitana foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre 1959 e 1970. É um dos pontos turísticos mais icônicos e visitados na cidade. Logo na entrada principal encontram-se Os Quatro Evangelistas. As esculturas em bronze, com três metros de altura, são do italiano Alfredo Ceschiatti . Há também um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintado por Athos Bulcão. Os vitrais mudam de cor a cada hora do dia, pois sua luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. No teto há três imensos anjos, esculpidos por Alfredo Ceschiatti, que dão a impressão de estarem soltos no ar. O batistério fica à esquerda da entrada. As paredes são cobertas por azulejos pintados por Athos Bulcão.
Lago Paranoá
O Lago Paranoá é um lago artificial planejado e represado em 1959, com 40 km². Um de seus objetivos é elevar a umidade da cidade, naturalmente seca. É muito comum a prática de esportes náuticos, como Stand Up Paddle, kitesurf, ou fazer passeios de lanchas, barcos, jet ski, canoas e pedalinhos. Ao redor do Lago há vários clubes de recreação, shoppings, academias, que oferecem atividades esportivas, espaços para corrida e caminhada, com restaurantes e lanchonetes.
Pontão do Lago Sul
Localizado à beira do Lago Paranoá, é um dos melhores centros de lazer da capital, com excelente estrutura, além de bela visão para o lago. Um cenário digno de cartão-postal. Tem gastronomia variada em restaurantes, quiosques e bares para todos os gostos. Além disso, abriga parquinho para crianças, feiras, exposições, shows, eventos esportivos e culturais.
Ermida Dom Bosco
Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 4 de maio de 1957, a Ermida de Dom Bosco é uma pequena capela às margens do Lago Paranoá em homenagem ao santo italiano São João Belchior Bosco, que em meados de 1883 sonhou com o surgimento da nova capital. Em forma de pirâmide, tem base inclinada e uma cruz metálica no topo. No interior há uma imagem de Dom Bosco esculpida em mármore pelos irmãos Arreghini, na Itália, e trazida para Brasília em 1962.
Torre de TV
A Torre de TV de Brasília está estrategicamente localizada no centro da cidade. Inaugurada em 1967, é um dos monumentos mais procurados na capital federal, com média de mil visitantes por dia. A popularidade se justifica, pois a torre tem um mirante a 75 metros do solo. A partir dele é possível ter uma vista privilegiada do “museu a céu aberto” que é Brasília. Além da bela paisagem, o Complexo da Torre conta com a Feira de Artesanato. No local, encontram-se móveis, peças de vestuário, bijuterias e arte.
Memorial JK
O Memorial JK é um museu projetado por Oscar Niemeyer para guardar a obra e a história do ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. Inaugurado em 12 de setembro de 1981, o acervo contém fotos da época da construção, o vestido de gala usado por dona Sarah e o fraque que JK usou na ocasião da sua posse, uma caneta de ouro maciço, objetos pessoais e a reprodução de cômodos do ex-presidente, como a sua biblioteca particular.
Praça dos Três Poderes
É um ponto de visitação turística e de concentração popular. Um espaço amplo que abriga as sedes dos três poderes: o Palácio do Planalto (Executivo), o Congresso Nacional (Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário). A praça e os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Ela dá acesso também ao Espaço Lúcio Costa, que abriga uma Maquete Tátil de Brasília destinada a deficientes visuais, uma coleção de projetos do arquiteto e fotografias históricas da cidade.