Melhor Época
Durante todo o ano você pode visitar os Lençóis Maranhenses e encontrar as lagoas em condição de banho, mas o período mais indicado é entre junho e setembro, de tempo mais firme. No primeiro semestre chove muito, em especial até junho. A chuva começa a dar trégua um pouco antes das festas juninas, inaugurando o início da alta temporada, com as lagoas mais cheias. Mesmo que você vá em período chuvoso, aproveita outras belezas da região.
Dicas de Viagem
Não existem estradas dentro do Parque Nacional. Todos os passeios entre as atrações são feitos a pé ou de barco e devem ser realizados na companhia de um guia credenciado. Além de mototáxis, onipresentes nas ruas de Barreirinhas, há táxis a preços acessíveis. Quem se hospeda no Centro pode caminhar até a Avenida Beira-Rio, que abriga a maioria dos restaurantes. Para conhecer dunas e lagoas, é preciso contratar passeios.
Pontos Turísticos
Farol Preguiças (de Mandacaru)
O Farol de Preguiças, também conhecido como Farol de Mandacaru, é administrado pela Marinha do Brasil. Foi inaugurado em 1941. De cima do Farol pode-se ver toda a região, o povoado de Mandacaru e a foz do Rio Preguiças encontrando o mar. Para isso é necessário subir 160 degraus que ficam no interior do Farol, a 35 metros de altura. O esforço é compensado pela bela vista panorâmica.
Lagoas Bonita e Azul
O passeio na Lagoa Bonita é um dos mais realizados no Parque dos Lençóis Maranhenses, e tem como diferencial as dunas que formam uma paisagem ampla com sensação de horizonte infinito. A Lagoa Azul é uma das mais belas e coloridas do Parque. O acesso é contratado nas agências de Barreirinhas e leva cerca de 1 hora nos carros 4 x 4. As estradas são de areia e o carro pula bastante até chegar ao ponto final, o que dá ao passeio uma pitada de aventura.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos principais destinos turísticos do Maranhão. Foi criado para proteger a flora, a fauna e as belezas naturais do local. Criado em 1981, abrange 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Há dois tipos de cenários, dependendo da época do ano: durante a seca, o parque se transforma em um verdadeiro deserto; no período das chuvas, forma-se a paisagem clássica do lugar, uma incrível sequência de dunas e lagoas.
Rio Preguiças
O Rio Preguiça é a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais atrativos turísticos da localidade. É, também, uma das principais fontes de alimento e recursos hídricos. O nome “preguiças” tem origem, segundo o relato dos moradores mais antigos, na presença de muitos bichos-preguiças que habitavam as matas das margens anos atrás e por suas águas mansas e tranquilas.